quinta-feira, 31 de março de 2011

SÓCRATES a Prémio Nobel da Física

De fonte segura, (ainda é segredo de estado):

Portugal, este ano, será um forte candidato ao Prémio Nobel da Física!!!

Depois da desoberta do átomo, do neutrão, do protão, do fotão, do electrão, do quark, do fermião, do busão e do gluão, o inginheiro José Sócrates acaba de descobrir o Pelintrão, um tuga sem massa nem energia, mas que suporta qualquer carga. 






O Outeiro no Mundo

Estes são os países que já visitaram (32) O Informador do Outeiro de Polima:
  • Portugal
  • Brasil
  • Moçambique
  • EUA
  • França
  • India
  • Suíça
  • Alemanha
  • Reino Unido
  • Espanha
  • Holanda
  • Japão
  • Rússia
  • Noruega
  • Macau
  • Hungria
  • Suécia
  • Tunísia
  • Canadá
  • Taiwan
  • Equador
  • Suazilândia
  • Luxemburgo
  • Polónia
  • Filipinas
  • Angola
  • Ucrânia
  • Grécia
  • África do Sul
  • Chipre
  • Venezuela

quarta-feira, 30 de março de 2011

Curso de Político Gratuito

A minha filha há uns tempos atrás perguntou-me o que era um politico. Dentro do possível, e sem ser demasiado cáustico com essa classe privilegiada, lá expliquei: são as pessoas que tomam conta do nosso país, das cidades, vilas e aldeias de Portugal, que ganham bem e não fazem muito, etc, etc (só a verdade embelezada!).

Como resposta ela questionou-me: "Pai, porque é que tu não és politico?"

Então andei na internet à procura de um curso rápido de politico e que não fosse demasiado dispendioso para as minhas paupérrimas finanças:

segunda-feira, 28 de março de 2011

Prémio Pritzker 2011 para Eduarto Souto de Moura (n.1952)

"O arquitecto do Porto ganhou o prémio que já distinguiu nomes como Oscar Niemeyer e Frank Gehry.

Eduardo Souto Moura venceu o prémio Pritzker 2011, considerado como o "Nobel da arquitectura". De acordo com a organização, a distinção foi entregue ao arquitecto do Porto pelo "rigor e precisão na arquitectura", assim como pela "sensibilidade" na inserção das obras no seu contexto.

Curiosamente, o anúncio foi feito por um site especializado na área - "Scalae". A informação ainda não está disponível no site oficial do prémio Pritzker."

In "Diário de Noticias"



Casa das Histórias Paula Rego, Cascais


Ponte de Lima


 
Estádio S. C. de Braga



 

sábado, 26 de março de 2011

FMI e o Passos Coelho

Para Passos Coelho "tem-se diabolizado a questão do FMI porque o primeiro-ministro a tornou uma questão de honra do Estado", disse na SIC, sublinhando que "Portugal faz parte do FMI" e que o organismo "existe para ajudar os países a superar crises de financiamento". "Isso já aconteceu anteriormente", sublinhou.

In "Expresso Online"

Ah, bom! Se o FMI só cá vem para dar um dinheirozito à malta, epá, que venha, que venha!...

Mas e as contrapartidas? Será que não terá vergonha o líder de um partido que tanto criticou os PEC desde malfadado Governo venha agora sugerir, afirmar o aumento de impostos quando e se for eleito PM? Mas será que o FMI virá e ficará tudo na mesma?

Deixo aqui uma pequena estória contada por um deputado na Assembleia da República na passada quarta-feira, dia 23:
Num concurso de bandas filarmónicas, aconteceu que a música que uma delas ia tocar tinha sido tocada pela banda anterior. O Maestro, não tendo ensaiado mais nenhuma música, reuniu-se com os músicos e disse-lhes: "Vamos tocar a mesma música mas mais alto, com mais força!"

Pois o PSD prepara-se para tocar a mesmíssima música mas mais alto, muito mais alto!


 

Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março

Artigo 1º.
1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).

2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).

Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.


Trocado por miúdos: HOJE MUDA A HORA.

Quando for uma da manhã, de Sábado para Domingo, deveremos adiantar uma hora aos nossos relógios.


quinta-feira, 24 de março de 2011

E porque nem só de politica vivemos

PARQUE DAS PENHAS DA MARMELEIRA
MURCHES

Em Murches, concelho de Cascais, existe um espaço integrado no Parque Natural de Sintra-Cascais com vista priveligiada para o Palácio da Pena.

















Não é fácil encontrar o Parque das Penhas da Marmeleira porque não há indicações! Mas aqui fica um pequeno mapa:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Crise politica

Finalmente percebi o grande culpado pela crise politico-económica em que vivemos: EU!

Ouvi o nosso Primeiro a assumir que apresentou a demissão ao PR e a afirmar que a culpa da crise é da oposição. Os partidos da oposição afirmaram na televisão que a culpa não era deles e que estavam dispostos a lutar até ao fim, a lidar com esta situação de crise com determinação...

Posso concluir que o responsável por esta crise só posso ser EU.


Ao ouvir os vários lideres partidários fiquei com vontade de votar em todos eles! Pareceram-me tão honestos, tão sinceros que é impossível acreditar que todos eles não tenham feito tudo por tudo para resolver esta crise. Estou ansioso, mas realmente ansioso, por votar nas próximas eleições e colocar no Parlamento outra vez os mesmos!

Os Deolindos: Burgueses urbano deprimidos pseudo-intelectuais da tanga

Chegou-me via e-mail:

"Coitados dos deolindos, esses putos de 25 anos que apesar de terem uma licenciatura em gestão de artes cénicas não encontram trabalho na sua área e que como muitos são contratados para um estágio onde não recebem mais de quinhentos euros e que não têm dinheiro para comprar uma casa com três quartos no Chiado e por isso vivem com os pais em vez de partilhar um apartamento com mais três deolindos e que são obrigados a andar de transportes porque não há banco que lhes dê um crédito para comprar um Golf.

É fodido ter 25 anos e confirmar que a vida lá fora não respeita as mordomias a que estávamos habituados em casa dos pais. É fodido não receber 2.000 Euros porque "fartei-me de estudar", é fodida a incerteza de um contrato de trabalho merdoso, é fodido. Eu acho bem que os deolindos se queixem à porta da Bicaense, que bramem contra as injustiças do liberalismo, que cantem hinos no festival da Zambujeira. Pois.

O que eu já acho mesmo fodido é que os Deolinda, esse grupo de intervenção estilo Lux, não cantem a essa geração de trabalhadores das fábricas de São João da Madeira que se matam a trabalhar de sol a sol e pelo salário mínimo, se é que recebem, porque muitas das vezes os patrões declaram-se em falência para abrir outra fábrica mesmo ao lado.

Fodido mesmo é que o Bloco de Esquerda, os líderes da esquerda betinha e fracturante, nunca se tenha lembrado dos salários miseráveis das educadoras de infância, das empregadas de supermercado, das cabeleireiras, das senhoras da limpeza, porque esta gente não canta hinos, não é gira, não tem um curso superior em Cultura Visual, não lê Paul Auster, não tem tempo para se queixar porque passa a vida a trabalhar.

Basicamente, estes defensores da suposta geração perdida são incapazes de sentir empatia pelo povão, pela que sempre se chamou classe trabalhadora e que é realmente a geração desperdiçada, gente cuja força bruta e capacidade de sacrifício e de trabalho ninguém aproveitou mais que para encher centros comerciais e estádios de futebol.

Gente que acorda de madrugada para dar de comer aos filhos e a uns pais cuja reforma não passa dos 250 euros, que paga empréstimos, crédito habitação, impostos, segurança social, tem os putos em escolas e ATL, mas que chega ao fim do mês sem capacidade de poupança porque não lhes dá o ordenado para mais e que não sai da cepa torta, incapaz de pertencer à classe média, que é a que levanta o país e que realmente deveria interessar ao Bloco, aos deolindas e a todos estes indignados.

Mas esta gente que não interessa a ninguém porque não vai a concertos no Coliseu ouvir os Deolinda porque não têm dinheiro nem pais a quem continuar a chular as entradas enquanto se queixam que são escravizados."


Teremos sempre de agradecer aos nossos nobres antepassados o terem-nos preparado para as crises, pois reza a história de Portugal andarmos mergulhados em frequentes crises económicas, politicas ou outra do género gravoso para a plebe!

terça-feira, 22 de março de 2011

Saramago - Pensador contemporâneo

Artur Agostinho (1920 - 2011)

Morreu hoje, com a bonita idade de noventa anos, um Homem da rádio: Artur Agostinho. Nada melhor que ouvir "A Morte Saiu à Rua" de Zeca Afonso.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Zé Manel Durão Barroso

Para os mais saudosos recordarem:

domingo, 20 de março de 2011

José Maria da Fonseca Vinhos - Vila Nogueira de Azeitão

A cinquenta quilómetros de Outeiro de Polima encontramos as adegas José Maria da Fonseca. Uma visita com direito a prova de vinhos fica pelos três euros.

Não esquecer as famosas Tortas de Azeitão, uma delicia para completar uma tarde bem agradável.


Desde 1834 na vanguarda do vinho em Portugal.

A entrada majestosa é um garante do que se passa lá dentro.


A quinta está bem preservada e tem um cheirinho a história.


Máquina de engarrafar nos primórdios do José Maria da Fonseca. Tinha a capacidade de engarrafar 240 garrafas por hora. Actualmente a empresa possui uma máquina que engarrafa até 30 mil garrafas por hora!

As adegas têm um aroma próprio. O fresco em todas elas é uma caracteristica das adegas.

Vinho Moscatel "Torna Viagem".

A José Maria da Fonseca descobriu o Torna Viagem há mais de um século. Na época em que navios cruzavam os mares do Mundo fazendo todo o tipo de comércio, era comum levarem à consignação cascos de Moscatel de Setúbal.

Os comandantes, que recebiam uma comissão pelo que vendiam, nem sempre os conseguiam comercializar na totalidade. Na volta a Portugal, depois do périplo, em que se submetiam a diversos climas e significativas variações de temperatura, os cascos eram devolvidos à casa mãe. Ao serem abertos, o resultado era quase sempre uma grata surpresa: geralmente o vinho estava bastante melhor do que antes de embarcar.

A passagem pelos trópicos, a caminho do Brasil, África ou Índia, quando atravessava por duas vezes a linha do Equador, uma na ida, outra na volta, melhorava a qualidade do Moscatel de Setúbal e conferia-lhe grande complexidade.

Em 2010, embarcaram com o Navio Escola Sagres alguns tóneis com Vinho Moscatel para melhorar a qualidade do vinho produzido nesta casa, fazendo a volta ao mundo.

 



As teias de aranha dão um toque de "velho" a esta adega.




Verdades incontornáveis

As calorias
são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.

Os problemas do nosso país são essencialmente agrícolas: 
excesso de nabos; falta de tomates e muito grelo abandonado.

O trabalho
fascina-me tanto que às vezes, fico parado a olhar para ele.

O Casamento 
é um relacionamento a dois, no qual uma das
pessoas está sempre certa e a outra é o marido.

A mulher
está sempre ao lado do homem, para o que der e vier;
 o homem está sempre ao lado da mulher que vier e der.

Se fores chata as tuas amigas, perdoam;
Se fores agressiva as tuas amigas, perdoam;
Se fores egoísta as tuas amigas, perdoam;
Agora experimenta ser magra e linda!
Tás f...!

O amor 
é como a gripe, 
apanha-se na rua, resolve-se na cama!

A falta de sexo
provoca amnésia e outras merdas
que agora não me lembro...

Portugal 
é um país geométrico: é rectangular e tem problemas bicudos discutidos, por bestas quadradas, em mesas redondas!

A diferença entre Portugal e a República Checa
é que esta tem o governo em Praga e
Portugal tem a praga no governo.

Não procures o príncipe encantado. 
Procura, antes, o lobo mau: ouve-te melhor;
vê-te melhor e ainda te come

Toda a gente se queixa
de assédio sexual no local de trabalho.  
Ou isto começa a ser verdade
  ou então despeço-me!!!

O cérebro 
é um órgão maravilhoso.
Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao serviço.

O teu computador 
é como uma carroça:
tem sempre um burro à frente!!!

Os trabalhadores mais incapazes 
são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia.

Qual a diferença entre uma dissolução e uma solução? 
Uma dissolução seria meter um político num tanque de ácido para que se dissolva.
Uma solução seria metê-los a todos.

Chocolate 
não engorda, quem engorda é você.

Um conto:


Era no tempo em que, no palácio das Necessidades, ainda havia ocasião para longas conversas. (mas podia passar-se hoje...).

Um jovem diplomata, em diálogo com um colega mais velho, revelava o seu inconformismo. A situação económica do país era complexa, os índices nacionais de crescimento e bem-estar, se bem que em progressão, revelavam uma distância, ainda significativa, face aos dos nossos parceiros. Olhando retrospectivamente, tudo parecia indicar que uma qualquer "sina" nos condenava a esta permanente "décalage". E, contudo, olhando para o nosso passado, Portugal "partira" bem:

- Francamente, senhor embaixador, devo confessar que não percebo o que correu mal na nossa história. Como é possível que nós, um povo que descende das gerações de portugueses que "deram novos mundos ao mundo", que criaram o Brasil, que viajaram pela África e pela Índia, que foram até ao Japão e a lugares bem mais longínquos, que deixaram uma língua e traços de cultura que ainda hoje sobrevivem e são lembrados com admiração, como é possível que hoje sejamos o mais pobre país da Europa ocidental.

O embaixador sorriu, benévolo e sábio, ao responder ao seu jovem colaborador:

- Meu caro, você está muito enganado. Nós não descendemos dessa gente aventureira, que teve a audácia e a coragem de partir pelo mundo, nas caravelas, que fez uma obra notável, de rasgo e ambição.

- Não descendemos? - reagiu, perplexo, o jovem diplomata - Então de quem descendemos nós?

- Nós descendemos dos que ficaram por aqui...



Colapso Econômico, Fome e Miséria Programados e Iminentes.

quinta-feira, 17 de março de 2011

CHEESECAKE AMERICANO

Ingredientes:
  • 1 ½ Pacote de bolacha Maria
  • 150 gr de manteiga amolecida
  • 1Kg de queijo creme de preferência Philadelphia
  •  200gr de açúcar
  • 250 ml de natas
  • 2 Colheres de café de aroma de baunilha
  •  4 Ovos
  • 4 Colheres de sopa de farinha

  
Preparação

Base:

As bolachas são desfeitas na picadora 123 e mistura-se com a manteiga amolecida, forra-se uma forma de fundo amovível com esta pasta de bolachas e vai ao forno a 180 ºC enquanto se prepara o recheio.


Recheio:

Coloca-se numa taça o queijo creme e mistura-se muito bem com o açúcar e com a farinha, depois de bem misturado junta-se os ovos um a um mexendo bem antes de adicionar os restantes, no final junta-se as natas e a baunilha e mistura-se tudo muito bem.

Retira-se a forma do forno e coloca-se o creme, vai novamente ao forno durante mais uma hora, ao fim de uma hora apaga-se o forno e entreabre-se a porta do forno e deixa-se arrefecer por mais meia hora.

Quando estiver arrefecido vai ao frigorífico pelo menos duas horas.


Guarnição:

Para guarnecer pode-se fazer uma calda de frutos silvestres, morangos ou cerejas: coloca-se num tacho 1/2kg da fruta com meio kg de açúcar, um pau de canela e deixa-se ferver em lume brando durante uma hora. Quando se for servir o cheesecake coloca-se a calda da fruta arrefecida por cima do bolo.

A crise

NUMA AULA DE HISTÓRIA DE PORTUGAL
Pergunta a Professora:

- Joãozinho, sabe a quem é que se deve o pinhal de Leiria?

- Ó s'tora, então essa merda também ainda não está paga?!

terça-feira, 15 de março de 2011

Vamos desanuviar um pouco

Um casal de velhotes fazia 65 anos de casados e foram a um restaurante festejar.

Diz o velhote:

- Minha Rainha, onde te queres sentar?

- Aqui, diz a velhota.

- Princesa, queres um aperitivo?

- Sim, obrigado.

- Meu anjo, o que te apetece comer?

Ela pede a ementa e faz o seu pedido.

- Meu doce, que vinho preferes?

O empregado mal podia acreditar no que ouvia.

A velhota vai ao WC e ele aproveita para falar com o velhinho:

- Como consegue chamar à sua esposa esses nomes tão lindos ao fim de tantos anos? Rainha, Princesa, Anjo, Doce... Estou verdadeiramente admirado.

O velhote olha o empregado nos olhos e responde:

- Sabe, é que não me consigo lembrar do nome da gaja!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Homens da Luta - A Luta é Alegria


O último Festival RTP da Canção foi ganho pelos Homens da Luta com "A Luta é Alegria". Várias vozes se levantaram contra esta escolha. Durante a cerimónia o público abandonou o Teatro Camões, palco do Festival, como forma de protesto e o restante apupou os vencedores.

A canção não será a mais adequada para participar no Festival da Eurovisão em Düsseldorf, na Alemanha?! Epá!, até pode ser verdade, mas vamos relembrar alguns ilustres vencedores do Festival RTP da Canção:
  • 1978 - Gemini - Dai-li, Dai-li Dou - 17º lugar no Festival Eurovisão
  • 1981 - Carlos Paião - Playback - 18º e penúltimo lugar no Festival Eurovisão
  • 1986 - Dora - Não Sejas Mau P'ra Mim - 14º lugar no Festival Eurovisão
  • 1989 - Da Vinci - Conquistador - 16º lugar no Festival Eurovisão
  • 1995 - Tó Cruz - Baunilha e Chocolate - 21º lugar no Festival Eurovisão
 Deveremos ainda recordar que a melhor posição alcançada por Portugal no Festival da Eurovisão foi um glorioso 6º lugar com "O Meu coração Não Tem Cor", de Lúcia Moniz, em 1996! E o ano passado, 2010, a representante portuguesa, Filipa Azevedo, ficou em 18º com "Há dias Assim"! Não há dúvidas que as canções foram sempre muito, mas muito bem escolhidas...

Fica aqui a música e as felicitações aos Homens da Luta por este triunfo:



 P.S.: A canção começa por volta do minutos 3:15... para os mais impacientes!

domingo, 13 de março de 2011

Curso de Político em 10 Lições

Nível Rasca (não sei se compreendem o que quero dizer...)

sábado, 12 de março de 2011

Museu Alberto Gordillo - Moura, Alentejo, Portugal

Foi inaugurado no dia 26 de Fevereiro o Museu Alberto Gordillo em Moura, no interior do Baixo Alentejo, numa cerimónia que contou com a presença do artista mourense. O espólio do Museu tem peças dos finais dos anos 50, altura em que o artista Alberto Gordillo elaborou as suas primeiras peças.














Depois de ter exposto nos mais conceituados museus do Mundo, como a Bolsa de Diamantes de Londres, Alberto Gordillo foi guardando algumas das peças que estiveram em acontecimentos importantes, peças essas que sempre pensou ficarem espalhadas por vários museus. Essa ideia não se concretizou, mas realizou-se este projecto do Centro de Joalharia Contemporânea em Moura e, assim, refere o artista, “…Moura vai ter as primeiras peças mais importantes de ourivesaria moderna portuguesa (…), porque não existe ourivesaria portuguesa no século XX, existe uma jóia industrial, de cópias de coisas francesas e a ourivesaria portuguesa aparece a partir dos anos 50 comigo. Hoje existem escolas de ourivesaria contemporânea, eu levo a ourivesaria à História de Arte, todos os grandes livros do final do século falam nas minhas jóias e elas tornaram-se como as peças mais importantes, as primeiras de ourivesaria contemporânea…”.

O Museu, lembra Alberto Gordillo, não é só o que está exposto, tem um espólio de 226 peças, das quais 50 estarão em exposição permanente e, além do espaço expositivo, “…vai dedicar-se a todo um trabalho, vai dar um prémio a um jovem joalheiro, vai ter oficinas de joalharia para fazer workshops, conferências, todo um trabalho ligado à ourivesaria contemporânea, ou seja, é o primeiro Museu de ourivesaria contemporânea que existe em Portugal…”.

Além do Museu Gordillo poderá ainda fazer um passeio pelas ruas desta cidade alentejana, onde poderá apreciar as ruas floridas, as varandas em ferro forjado, as casas brancas.

Não deixe também de visitar o Castelo de Moura e o Lagar das Varas.






Mais informação em: