No ano em que se comemoram 100 anos sobre a implantação da República, a Câmara Municipal de Cascais apresenta, até Novembro, um vasto programa de actividades para promover a partilha de informação e reflexão sobre a temática da República. O destaque vai para inauguração da exposição “A República em Cascais: 1910-1926”, dia 5 de Outubro, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. Dia 7, às 21h30, o Centro Cultural de Cascais acolhe o lançamento do CD “Canções da República”, de Carlos Guilherme e João Balula Cid. Dia 8, no Espaço Memória dos Exílios, às 18h30, tem lugar a conferência “Os Postais na Primeira República e apresentação do livro homónimo da autoria de António Ventura.
5 de Outubro
11h00
Inauguração da Exposição “A República em Cascais: 1910-1926” Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. Concebida a partir de documentos preservados no Arquivo e Bibliotecas Municipais, esta exposição evoca o percurso pela história da primeira República em Cascais, destacando diversos aspectos relacionados com este momento fulcral da nossa história. Após a inauguração da exposição, as comemorações prosseguem com uma arruada das bandas da Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos e da Sociedade Musical União Paredense, que partirão da Rua Costa Pinto, em Cascais, rumo aos Paços do Concelho, onde será interpretado o Hino Nacional e hasteada a bandeira.
5 a 31 de Outubro
21h30
"Exilado a Sul", peça autoria: José Jorge Letria, encenação: Carlos Avilez
Museu Condes de Castro Guimarães. A peça Exilado a Sul reconstitui a vida de Manuel Teixeira Gomes em dois períodos: aquele que viveu em Belém, como Presidente da República, e o do exílio argelino, em que, num hotel modesto, convive com uma mulher misteriosa e atraente, que mais não é senão a própria República….
Bilhetes: 6 euros. Informações e reservas pelo tel.: 214670320 ou 214815312. De 4ª feira a domingo.7 de Outubro
21h30
Lançamento do CD Canções da República
Lançamento de CD de Carlos Guilherme e João Balula Cid
Centro Cultural de Cascais.
Bilhetes: 7,5 euros. Informações pelo tel. 214815330.
8 de Outubro
18h30
Conferência e apresentação do livro Os postais na Primeira República
Espaço Memória dos Exílios. Numa edição da Tinta-da-China, os postais que integram o livro foram seleccionados da colecção do autor, António Ventura, e procuram constituir uma amostra representativa das imagens que contribuíram para ilustrar o período conturbado da I República. Na mesma ocasião o autor apresenta a conferência " A propaganda política através do bilhete-ilustrado".
PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO PRIMEIRO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM CASCAIS INCLUIU TAMBÉM AS SEGUINTES INICIATIVAS
De 1 a 31 de Outubro
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASCAIS - SÃO DOMINGOS DE RANA
Exposição: Letras e Cores, Ideias e Autores da República. A partir de textos de autores que marcaram a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís e Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
15 de Outubro
ESPAÇO MEMÓRIA DOS EXÍLIOS
21h30
Apresentação do livro Mataram o Sidónio, de Francisco Moita Flores, seguida de palestra com a presença do autor. Editora: Esfera dos Livros.
O assassínio do Presidente da República Sidónio Pais, ocorrido em 1918, é um mistério. Apesar de a polícia ter prendido um suspeito, este nunca foi julgado. A tragédia ocorreu quando Lisboa estava a braços com a pneumónica, a mais mortífera epidemia que atravessou o século XX e na ressaca da Primeira Guerra Mundial. A cidade estava exaurida de fome e sofrimento. É neste ambiente magoado e receoso que Sidónio Pais é assassinado na estação do Rossio em Dezembro de 1918.
Fundamentado em documentos da época, Francisco Moita Flores reconstrói neste romance o homicídio do Presidente-Rei, utilizando técnicas forenses.
16 de Outubro
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASCAIS - CASA DA HORTA DA QTA DE SANTA CLARA
16h30
Lançamento do n.º 6 da Revista Nova Águia - A República, 100 anos depois.
Inspirada na emblemática revista A Águia, e procurando reflectir sobre temas actuais que marcam a sociedade contemporânea, a Nova Águia lança já o seu 6.º número, desta feita dedicado aos 100 anos da República Portuguesa, e para o qual contou com a colaboração de nomes conceituados como António Braz Teixeira, António Cândido Franco, António Telmo, Joaquim Domingues, Manuel Ferreira Patrício, Manuel Gandra, Miguel Real e Pinharanda Gomes, entre muitos outros.
23 de Outubro
ESPAÇO MEMÓRIA DOS EXÍLIOS
15h30
Apresentação do livro Histórias Rocambolescas da História de Portugal de João Ferreira e palestra com a presença do autor (editor executivo da NS, revista do Diário de Notícias e Jornal de Notícias; investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa). Editora: Esfera dos Livros.
29 de Outubro
ESPAÇO MEMÓRIA DOS EXÍLIOS
21h00
Conferências sobre o Centenário da República
A «Ditadura mansa» de Pimenta de Castro e a Revolução sangrenta de 14 de Maio de 1915
Conferencista: Bruno J. Navarro (Mestre em História Contemporânea (FLUL);
Manuel de Arriaga na Primeira Presidência da República
Conferencista: Joana Gaspar de Freitas (Mestre em História Contemporânea)
2 de Novembro
COLÉGIO DA BAFUREIRA
PAREDE
11h00
Lançamento do livro Cem Anos a Ensinar: Colégio da Bafureira (1910-2010)
O lançamento desta edição coordenada pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Cascais, por intermédio da Divisão de Bibliotecas e Arquivos, na sequência de investigação conduzida pelo Arquivo Histórico Municipal, integra o programa comemorativo do centenário do Colégio da Bafureira, que inclui outras iniciativas ao longo do dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário