segunda-feira, 5 de julho de 2010

Comunicado - Reposição da Verdade - qualidade das praias de Cascais

2010-07-01

Em reposição da verdade, a Câmara Municipal de Cascais vem reafirmar que na presente época balnear, iniciada em Junho, as águas das praias de Cascais continuam a apresentar excelente qualidade e a merecer a nota de próprias para banhos, conforme os parâmetros da legislação actualmente em vigor.

Os resultados das 145 análises efectuadas durante o mês de Junho, nomeadamente as realizadas no âmbito da fiscalização oficial por parte dos organismos do Estado, são prova cabal e indesmentível da EXCELENTE qualidade das águas balneares das praias do Concelho de Cascais.

Não existe qualquer praia com notação de água imprópria para banhos.

A Câmara Municipal de Cascais vai manter a monitorização constante das suas águas balneares e continuar a informar publicamente os utilizadores, como se comprometeu e tem cumprido, através dos placares informativos colocados em todas em praias, disponibilizando-as a todos os concessionários, às entidades de Turismo, pelos jovens que integram o programa de voluntariado nas praias e através do Portal do Mar no sítio electrónico da Agência Municipal Cascais Atlântico - (http://www.cascaisatlantico.org/).

Também a limpeza e a desinfecção das areias das praias têm continuado a merecer uma particular atenção.

Durante esta época balnear vão ser realizadas análises periódicas aos areais e continuarão a ser efectuados tratamentos de desinfecção em cada uma das praias. Note-se que o Município de Cascais é o único que realiza este tipo de análises e tratamentos às areias das praias balneares.

A limpeza dos areais é efectuada duas a três vezes por dia. Entre Abril e Outubro, todas as praias balneares de Cascais são sujeitas a um processo de crivagem e limpeza manual e mecânica dos areais. A Câmara Municipal de Cascais tem afectos diariamente a este programa de manutenção e limpeza das praias 34 colaboradores e 14 equipamentos e veículos.

No momento difícil que o país atravessa, a Câmara Municipal de Cascais apela a todas as autoridades públicas que assumam as suas responsabilidades e que não prejudiquem o Concelho de Cascais neste esforço de garantir a competitividade económica, a coesão social com a garantia de centenas de postos de trabalho e na preservação dos nossos importantes recursos naturais e ambientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário