sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cascais abre portas ao Arquivo Histórico Digital


Com o objectivo de disponibilizar na Internet o acesso à documentação conservada pela Câmara Municipal de Cascais, na sua maioria inédita, o Arquivo Histórico Digital de Cascais está disponível para consulta do público em geral.

Novo serviço municipal no âmbito das novas tecnologias, o Arquivo Histórico Digital de Cascais pretende disponibilizar gradualmente online as descrições e digitalizações de todos os documentos à guarda da Câmara Municipal.

Através da página do Arquivo Histórico Digital, os utilizadores podem desde já consultar cerca de 40.000 registos fundamentais para a compreensão da história local, muitos dos quais com imagens associadas. Estes registos reportam à documentação conservada no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, composta por 53 fundos e colecções essenciais para o estudo do passado do concelho. Ao mesmo tempo fica também acessível à distância de um clique a descrição da documentação presente noutros importantes núcleos arquivísticos municipais, como o Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria e a Casa Reynaldo dos Santos – Irene Quilhó dos Santos.

Todos os Fundos e Colecções descritos e digitalizados, com destaque para os de fotografia e de bilhetes-postais ilustrados, com imagens do último quartel do século XIX, podem, a partir de agora, ser pesquisados, a diferentes níveis, através desta nova ferramenta que se afigura fundamental para a prestação de um serviço público verdadeiramente representativo da riqueza do património arquivístico municipal. Paralelamente facilita-se o acesso a esta documentação a todos os investigadores e interessados pela história local, pelo que o Arquivo Histórico Digital de Cascais se constitui como uma importante ferramenta, em constante actualização, para a elaboração de estudos académicos ou de outros trabalhos de investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário