quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CQC - O Que os espanhóis sabem do Brasil? (05/05/08)

domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal com muita animação em Cascais

Dia 18 de Dezembro, das 17h00 às 22h00, as ruas da Vila de Cascais vão receber mais uma edição do Cascais Endless Nights com muita animação, diversos apontamentos musicais e actividades lúdicas a que se junta a chegada do Pai Natal. A iniciativa é da ComCascais – Associação para a Promoção do Comércio de Cascais e conta com o apoio da Câmara Municipal.

As actividades iniciam-se às 17h00 no Centro Comercial CascaisVilla (o estacionamento será gratuito durante o evento) com a actuação de uma Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional. Daqui o espectáculo muda-se para o Jardim Visconde da Luz onde vai ter lugar um concerto de tributo a Rui Veloso, músico que celebra 30 anos de carreira. Seguem-se apontamentos lúdicos em vários locais, como na Avenida Valbom onde se vão ouvir contar histórias para os mais novos, na Rua Frederico Arouca (R. Direita) onde os palhaços vão fazer rir todos os que passam, no Largo Cidade Vitória com um espectáculo de evocação às Casas de Fado, e ainda no Largo Camões com a actuação da Banda Tr3moços.

Paralelamente, o Teatro Gil Vicente recebe, a partir das 21h30, com entrada livre, a peça “O Maravilhoso feiticeiro de Oz”, no encerramento de um workshop de Teatro da Geração C.

A fechar a festa, a partir das 21h45, vai decorrer uma Parada que arranca da Baía de Cascais e segue até ao Jardim Visconde da Luz, sempre repleta de música e muita animação. A ComCascais oferecerá aos lojistas associados sacos de papel evocativos da festa para serem usados neste dia.


TRÂNSITO CONDICIONADO NA BAIXA DE CASCAIS

Entre as 17h00 e as 22h30, por razões de segurança, a circulação rodoviária vai estar interdita nos seguintes troços:

Rotunda João Paulo II - Avenida dos Combatentes até à intersecção com a Avenida Valbom (mini-rotunda – Jardim Visconde da Luz);

Avenida Valbom (com desvio da Carreira BusCas);

Rotunda do Jardim Visconde da Luz - Praça Francisco Sá Carneiro.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SIC Noticias

Caso dúvidas houvesse, aqui fica tudo esclarecido. Ora oiçam lá:


Nina Simone/ Feeling Good

Exposição desvenda importância histórica de Alexandre Herculano

Na Sala do Capítulo, ecrãs tácteis, vídeos e documentos 'falam' do historiador.

A esmagadora maioria das 800 mil pessoas que anualmente visitam o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, nem chega a perceber de quem é o túmulo que se encontra na Sala do Capítulo. E mesmo de entre os 30 a 40% de nacionalidade portuguesa que anualmente visitam o monumento, a maioria pouco mais sabe para além de que é o autor de Eurico, o Presbítero.

Ora, é precisamente para pre-encher essa lacuna que, a partir de amanhã, a Sala do Capítulo passa a contar com uma exposição. Documentos, vídeos e ecrãs tácteis desvendam a importância de Alexandre Herculano na sua época, não só a nível nacional como internacional, bem como o seu legado.

Tendo em conta que a maioria dos visitantes é estrangeira, houve o cuidado de contextualizar a figura de Alexandre Herculano em relação à Europa do seu tempo "para que se perceba bem o seu tempo, as influências que recebeu e como foi evoluindo", explicou ao DN Isabel Cruz de Almeida, directora do Mosteiro dos Jerónimos e elemento do conselho científico da exposição.

Pai da historiografia moderna, grande pensador das questões políticas e sociais que marcaram o século XIX, Alexandre Herculano foi uma das mais destacadas figuras do seu tempo. "Sentíamos que os visitantes se deparavam com uma Sala do Capítulo completamente diferente das que normalmente se encontram noutras igrejas e ainda com um túmulo que não sabem de quem é nem por que razão ali está", refere.

E se o Mosteiro dos Jerónimos já desempenhou o papel de Panteão Cívico de Portugal, delegou essa função à Igreja de Santa Engrácia, desde que as suas obras foram finalizadas, em 1960. Desde então, apenas os túmulos de Luís de Camões, Vasco da Gama (à entrada da igreja) e Alexandre Herculano se mantêm nos Jerónimos.

E no caso deste último, é importante recordar que se a Sala do Capítulo foi finalizada, a isso se deve uma determinação das Cortes que, após a morte de Alexandre Herculano, logo se preocupou em encontrar um lugar para acolher o seu túmulo. Por terminar desde o primeiro quartel do século XVI, data do início das obras do mosteiro, a sala seria terminada em 1888.



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Animação Infantil - Conto de Natal no Forte

2010-12-11  a  2010-12-19
Cultura

Depois de ouvir um conto de Natal os participantes vão construir uma vela em material reciclável.

Forte de São Jorge de Oitavos
(Na Estrada do Guincho)

Inscrições pelo tel.: 214 815 949 ou e-mail: forte.oitavos@cm-cascais.pt

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Teatro para bebés Mãe Mão


Mãe-Mão é um espectáculo teatral de música, dança e palavra destinado à muito pequena infância: bebés e crianças dos 6 meses aos 3 anos de idade.

Neste espectáculo o Teatro do Biombo conta a história de uma criança que queria estar sempre de mãos dadas - para comer, para dormir, para brincar. Ao largar as mãos da mãe, aprende a viver com mais liberdade e prazer e a fazer até duas coisas ao mesmo tempo.

Bilhetes: 5 euros por pessoa.

Duração: 25 minutos.

Informações e reservas pelo tlm: 915816107 ou em http://www.teatrodobiombo.com/.


Novas datas - 4, 11 e 18 de Dezembro

Auditório Fernando Lopes-Graça /Parque Palmela

Sábado às 10h30, 12h30 e 16h00

Cascais abre portas ao Arquivo Histórico Digital


Com o objectivo de disponibilizar na Internet o acesso à documentação conservada pela Câmara Municipal de Cascais, na sua maioria inédita, o Arquivo Histórico Digital de Cascais está disponível para consulta do público em geral.

Novo serviço municipal no âmbito das novas tecnologias, o Arquivo Histórico Digital de Cascais pretende disponibilizar gradualmente online as descrições e digitalizações de todos os documentos à guarda da Câmara Municipal.

Através da página do Arquivo Histórico Digital, os utilizadores podem desde já consultar cerca de 40.000 registos fundamentais para a compreensão da história local, muitos dos quais com imagens associadas. Estes registos reportam à documentação conservada no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, composta por 53 fundos e colecções essenciais para o estudo do passado do concelho. Ao mesmo tempo fica também acessível à distância de um clique a descrição da documentação presente noutros importantes núcleos arquivísticos municipais, como o Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria e a Casa Reynaldo dos Santos – Irene Quilhó dos Santos.

Todos os Fundos e Colecções descritos e digitalizados, com destaque para os de fotografia e de bilhetes-postais ilustrados, com imagens do último quartel do século XIX, podem, a partir de agora, ser pesquisados, a diferentes níveis, através desta nova ferramenta que se afigura fundamental para a prestação de um serviço público verdadeiramente representativo da riqueza do património arquivístico municipal. Paralelamente facilita-se o acesso a esta documentação a todos os investigadores e interessados pela história local, pelo que o Arquivo Histórico Digital de Cascais se constitui como uma importante ferramenta, em constante actualização, para a elaboração de estudos académicos ou de outros trabalhos de investigação.

Campanha de Boas Festas | Estacionamento gratuito ao fim-de-semana em várias freguesias



Pelo terceiro ano consecutivo, os parquímetros das ruas com maior oferta comercial das freguesias de Cascais, Estoril, Parede, S. Domingos de Rana e Carcavelos vão ser gratuitos ao fim-de-semana e feriados entre 29 de Novembro e 31 de Dezembro de 2010, complementando o horário alargado adoptado pelo comércio neste período.

Iniciativa conjunta da Câmara Municipal, Associação Empresarial do Concelho de Cascais, ComCascais e Gisparques, concessionária do estacionamento no concelho, esta campanha visa contribuir para dinamizar o comércio de rua.

A oferta abrange particularmente os sábados e, no caso do Estoril, junto aos Jardins do Casino, os domingos, onde o estacionamento é habitualmente pago também neste dia.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Anedota sobre alentejanos... ou talvez não!

Um lisboeta e um alentejano foram parar à mesma barbearia, no tempo em que lá se fazia a barba. Lá sentados, com um barbeiro atendendo cada um deles, não se falou uma palavra. Os barbeiros temiam iniciar qualquer conversa, pois poderia descambar em discussão.

Terminaram a barba de seus clientes mais ou menos ao mesmo tempo. O barbeiro que tinha o lisboeta na sua cadeira estendeu o braço para pegar o after-shave, no que foi interrompido rapidamente pelo seu cliente:
- Não obrigado, a minha esposa vai sentir esse cheiro e pensar que eu estive numa casa de putas - disse o lisboeta.

O segundo barbeiro virou-se para o alentejano:
- E o senhor? - indagou.

E o alentejano respondeu:
- Ponha bastante! A minha esposa não sabe como é o cheiro de uma casa de putas.....
 

Ser Poeta - Florbela Espanca - Cantado por Luís Represas

Florbela Espanca (1894 - 1930)

Poetisa alentejana que nasceu a 8 de Dezembro de 1894 em Vila Viçosa e põe termo à própria vida no mesmo dia em 1930, data do seu 36º aniversário.

Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!
Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Proposta do PCP para taxar dividendos chumbada

A proposta do PCP de taxar ainda este ano os dividendos distribuídos por grandes grupos económicos e financeiros foi chumbada, esta quinta-feira, no Parlamento.

O voto contra do PS confirmou-se, com 13 declarações de voto dos socialistas, depois deste chumbo da proposta dos comunistas.

Na bancada socialista apenas três excepções à regra. O voto a favor da proposta do PCP do deputado Defensor Moura e duas abstenções de independentes, João Galamba e Vale de Almeida.

O PSD e CDS também votaram contra. Na bancada social-democrata, António Preto e Luís Rodrigues, apresentaram declarações de voto.

Pode ler a noticia original no sitio da TSF.


Achei por bem sublinhar os partidos que votaram contra para realçar os defensores do capital, quem vêm a terreiro clamar por justiça social, etc, etc.