sábado, 1 de outubro de 2011

O homem que Cavaco queria prender

22 Setembro 2011
:: Guarda-freio: Maria Henrique Espada

A história é contada por muita gente na Madeira, incluindo o próprio Gabriel Drummond, um dos protagonistas, que ma contou durante a pesquisa para a biografia que escrevi de Alberto João Jardim. E é assim:

No Verão de 1980, Francisco Sá Carneiro e Aníbal Cavaco Silva, seu ministro das Finanças, visitam o concelho de São Vicente, no norte da ilha. Cavaco fica intrigado com o estaleiro em que está transformada a terra. Pergunta ao autarca local, Gabriel Drummond, qual é o orçamento do concelho. Ele responde-lhe que são 400 mil contos e Cavaco acha que se calhar não percebeu bem, Drummond tem de repetir o número. Mas eram mesmo 400 mil contos. O ministro não se contém, explica-lhe que aquilo era coisa equivalente ao orçamento de um distrito inteiro, o de Vila Real, Trás-os-Montes. Drummond não se deixa intimidar: “E eu que tenho a ver com o distrito de Vila Real, Trás-os-Montes?” Cavaco, à frente de Sá Carneiro, respondeu-lhe assim: “O senhor devia estar era preso.”

Note-se bem, isto foi há 31 anos. E ninguém foi preso, claro, e nem o próprio Cavaco voltou a repetir tal sugestão. Foi o primeiro a ver e a perceber. Haveria, como qualquer outro, de fingir que não tinha visto nem percebido.

# Retirado do blog Elevador da Bica

Sem comentários:

Enviar um comentário