sábado, 12 de março de 2011

Museu Alberto Gordillo - Moura, Alentejo, Portugal

Foi inaugurado no dia 26 de Fevereiro o Museu Alberto Gordillo em Moura, no interior do Baixo Alentejo, numa cerimónia que contou com a presença do artista mourense. O espólio do Museu tem peças dos finais dos anos 50, altura em que o artista Alberto Gordillo elaborou as suas primeiras peças.














Depois de ter exposto nos mais conceituados museus do Mundo, como a Bolsa de Diamantes de Londres, Alberto Gordillo foi guardando algumas das peças que estiveram em acontecimentos importantes, peças essas que sempre pensou ficarem espalhadas por vários museus. Essa ideia não se concretizou, mas realizou-se este projecto do Centro de Joalharia Contemporânea em Moura e, assim, refere o artista, “…Moura vai ter as primeiras peças mais importantes de ourivesaria moderna portuguesa (…), porque não existe ourivesaria portuguesa no século XX, existe uma jóia industrial, de cópias de coisas francesas e a ourivesaria portuguesa aparece a partir dos anos 50 comigo. Hoje existem escolas de ourivesaria contemporânea, eu levo a ourivesaria à História de Arte, todos os grandes livros do final do século falam nas minhas jóias e elas tornaram-se como as peças mais importantes, as primeiras de ourivesaria contemporânea…”.

O Museu, lembra Alberto Gordillo, não é só o que está exposto, tem um espólio de 226 peças, das quais 50 estarão em exposição permanente e, além do espaço expositivo, “…vai dedicar-se a todo um trabalho, vai dar um prémio a um jovem joalheiro, vai ter oficinas de joalharia para fazer workshops, conferências, todo um trabalho ligado à ourivesaria contemporânea, ou seja, é o primeiro Museu de ourivesaria contemporânea que existe em Portugal…”.

Além do Museu Gordillo poderá ainda fazer um passeio pelas ruas desta cidade alentejana, onde poderá apreciar as ruas floridas, as varandas em ferro forjado, as casas brancas.

Não deixe também de visitar o Castelo de Moura e o Lagar das Varas.






Mais informação em:



Sem comentários:

Enviar um comentário