sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago (1922-2010)


Morreu hoje o único Prémio Nobel da Literatura português (1998). Um escritor com uma personalidade única, autor de livros com sucesso mundial. Perseguido pelo PSD em plena Primavera do Governo PSD de Cavaco Silva resolveu não pactuar com os pseudo-politicos que o nosso país tem e foi residir para Espanha ("O Evangelho Segundo Jesus Cristo" foi censurado pelo Sub-Secretário de Estado adjunto da Cultura de Portugal Sousa Lara, em 1991, sendo o Secretário de Estado da Cultura um tal de Pedro Santana Lopes).

Com uma escrita muito própria, com longos paragráfos e uma pontuação... bastante caracteristica. Livros como Ensaio Sobre a Cegueira têm uma intensa critica social.

Odiado pela Igreja pelos livros baseados na Biblia, foi sempre coerente nos seus ideais, fossem eles politicos ou literários.

Aqui fica um Muito Obrigado pela obra que nos deixa!

P.S.: Gostava de ver os governantes de 1991 que repudiaram a obra de Saramago a comentar a morte do Prémio Nobel. Nomeadamente Sousa Lara, Santana Lopes e Cavaco Silva. E até acredito que o façam, já que a vergonha é pouca!!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário