segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sugestões para o fim-de-semana

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Cascais - Câmara convida população a participar em programa comemorativo

“Água: cultura e património” é o tema que o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios propõe este ano para a celebração do Dia internacional dos Monumentos e Sítios que se assinala a 18 de Abril. A Câmara Municipal de Cascais associa-se à iniciativa durante o fim-de-semana de 16 e 17 de Abril promovendo um programa de actividades aberto à participação do público em geral.

Sábado, 16 de Abril, das 14h00 às 19h00, terá lugar mais uma tarde de visitas guiadas às Grutas do Poço Velho, apenas realizadas em dias comemorativos. Cavidades cársicas da bacia da ribeira das Vinhas, as Grutas do Poço Velho situam-se no centro da vila de Cascais (Largo das Grutas, nas traseiras do Edifício S. José). As escavações arqueológicas efectuadas no século XIX permitiram detectar uma ocupação intensiva destas grutas em época pré-histórica (3º milénio a.C.), como espaço funerário, tendo sido identificada mais de uma centena de enterramentos.

Sob o tema “A Ribeira das Vinhas: Património natural e presença humana”, a autarquia realiza no Domingo, 17 de Abril, um passeio ao longo do vale da Ribeira das Vinhas, entre o Pisão e o Marmeleiro, perto de Murches. Com partida da Praça 5 de Outubro, junto ao edifício dos Paços do Concelho, este passeio visa observar a importância dos aspectos naturais e ecológicos, bem como identificar sinais da intervenção humana no local. Para este passeio é necessária inscrição prévia a partir de 11 de Abril (telefone n.º 21 481 53 23).

Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Criada a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovada pela UNESCO esta efeméride tem por objectivo sensibilizar o público para a diversidade do património cultural e os esforços que requerem a sua protecção e conservação. O tema escolhido para as comemorações em 2011 é dedicado à "água: cultura e património", ou seja, a água enquanto elemento essencial à vida, mas também a água que influencia de forma decisiva a actividade humana que molda a paisagem, gerando um universo patrimonial nas mais diferentes áreas.

Mais uma iniciativa do municipio. Ver o original aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário